sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mamaliga: A comida tradicional romena


Mamaliga é um prato romeno que consiste de uma espécie de papa de aveia que é feito de milho amarelo. Ele é mais conhecido em todo o mundo sob o nome italiano de "polenta". Existem outros nomes para "mamaliga" dependendo da região geográfica da Roménia. Assim, na Transilvânia mamaliga também é conhecido como "puliszka", uma palavra húngara. Ao longo da história, mamaliga era uma refeição cozinhada na sua maioria por camponeses e muitas vezes como um substituto para o pão nas aldeias pobres. No entanto, ele ganhou enorme popularidade no período recente, e é servido nos melhores restaurantes, como uma iguaria de alta escala. Mingau era de fato a mais antiga forma de consumo dos grãos, e foi descoberto muito antes de pão apareceu. Antes de milho foi introduzido na Europa no século 16, mamaliga tinha sido feito de farinha de milho, que já era típico de Romanos que chamaram pulmentum. Aparentemente, os romanos comiam mingau tanto que os gregos costumavam chamá-los pultiphagonides, que significa "comedores de mingau."

O milho foi trazido inicialmente para a Espanha por Hernn Corts, no século 16 e depois se espalhou por todo o continente europeu. O milho requer calor e umidade, tanto em boas quantidades. Por isso, o vale do Danúbio na Romênia foi e ainda é uma das regiões mais ideais europeus para cultivar milho. De acordo com um estudioso húngaro, o milho foi trazido para a Roménia, em Timisoara, no país de Banat, em 1692. E assim o mamaliga milheto-made foi gradualmente substituído pelo milho mamaliga-feita. Depois disso, o milho tornou-se um alimento taxa de 1 especialmente durante a fome dos séculos 17 e 18 de grande.

O romeno Nicolae Iorga historiador afirmou que os agricultores romenos foram o cultivo de milho, desde o 17 century.The Larousse dicionário francês atestou a existência de mamaliga milho desde o ano de 1873, definindo mamaliga como "farinha de milho cozida, nos principados do Danúbio". Mamaliga é tradicionalmente cozinhado por água fervente com sal e farinha de milho em uma panela de ferro feitos especialmente o que é chamado de "ceaun" ou "tuci". Camponeses utilizados para tornar muito mais espessa do que a mamaliga habitual, de modo que ele poderia mesmo ser cortado como o pão. Sua consistência torna ainda possível para ser comido como pão, ou em vez de pão. Especialmente, uma vez que é considerado ser saudável, mais rica em vitaminas e, claro, que contém absolutamente sem conservantes de todo. Portanto, é uma alternativa menos dispendiosa e muitas vezes mais deliciosa de pão.

Romenos servir mamaliga com creme de leite e queijo, ou esmagados em uma tigela de leite quente. Outra idéia deliciosa é substituir o leite com cacau ou chocolate quente. De acordo com outras receitas tradicionais, fatias mamaliga é frita em uma frigideira com óleo ou banha de porco. Como já foi mencionado anteriormente, mamaliga pode e é utilizado como uma alternativa para o pão em romeno muitos ou pratos Moldavian. Estas refeições são ou baseados em mamaliga, ou eles incluem como ingrediente básico, ou como um prato lateral. Um dos mais populares deles é "sarmale", que são uma espécie de rolos de couve.

Outro método de cozinhar mamaliga na cozinha romena é por mamaliga a assar no forno com manteiga e queijo. Este é um chamado "Bulz".

Um prato mais elaborado mamaliga baseado é chamado de "balmoş". Considerando que, no caso de mamaliga simples e regular a farinha de milho é cozido em água quente, no caso de balmoş a farinha de milho é cozido em leite de ovelha. Os outros ingredientes são creme, manteiga, azedo, "telemea" (que é um tipo de queijo feta caseiro), CAS (é muitas vezes chamado "queijo verde" em Inglês), Urda (que é um tipo de queijo coalhado, que é preparado por ebulição e coalho do soro que se manteve a partir do CAS). Todos estes são adicionados à mistura em certos momentos precisos durante o processo de cozedura. Infelizmente, não há muitas pessoas hoje em dia que sabem como fazer um bom e velho balmoş.

Sendo um tipo versátil de alimentos, pratos à base de mamaliga incluem o uso de manteiga, leite, todos os tipos de queijo delicioso, salsichas, ovos, cogumelos, bacon, presunto, peixe, e muitos mais. Ser colesterol e livre de gordura e também rica em fibras, mamaliga pode ser uma excelente alternativa saudável ao arroz, massa ou pão branco casco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário