terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mapeamento de Processos Conceito


Mapeamento de Processos Conceito O que é isso?

Este termo é utilizado para designar um processo no qual você pode descrever e esclarecer idéias povos de uma forma gráfica. Uma melhor compreensão das relações entre eles é criado por causa da forma pictórica.

Por que e quando é o processo de mapeamento de conceitos úteis?

Este processo é útil em um projeto de planejamento e avaliação, pois é muitas vezes uma tarefa de tornar a situação reconhecível e clara. Para se ter uma idéia comum do projeto muitas vezes é difícil também. É neste cenário que o mapeamento conceito é uma benção, pois incentiva o grupo participante a permanecer na tarefa e do processo conceitual se expressa na linguagem dos participantes, em vez de o planejador ou avaliador. Agora, isso nos leva à segunda parte da questão, que é quando essas mapas são úteis. Mapas de processos Conceito são usados ​​em muitas situações, com a formação de projetos, planejamento estratégico, desenvolvimento de produto, a tomada de decisões, análise de mercado e desenvolvimento de medição sendo os principais.

Mapeamento de Processos Conceito Quais são as etapas envolvidas?

Os passos que compõem o processo de mapeamento conceito são:

* Planejamento

Este é o primeiro passo neste processo e tem lugar antes do início do processo do grupo real. No início deste processo, o facilitador trabalha com pessoas envolvidas para decidir sobre que irão participar no processo. Recordar que é bom para encorajar uma ampla gama de pessoas competentes de forma a assegurar que vários pontos de vista são tomadas em consideração.

* Geração de Declaração

É após as declarações de foco e participante ter sido decidido que os participantes desenvolvem um grande conjunto de declarações. Estas declarações que descrevem o foco formar um número de diferentes aspectos. Brainstorming é tipicamente usado neste processo.

* As declarações são agora Estruturado

Uma vez gerado, os participantes organizam as instruções para verificar se eles estão relacionados uns aos outros. Isso é feito em dois processos - separação e classificação. No primeiro processo, cada tipo de participantes a declaração em pilhas de acordo com seu julgamento. No processo seguinte, os participantes avaliem uns aos outros em alguma dimensão, cujo foco é decidido no planejamento.

Demonstrações * são Representado

É neste ponto que a equipe de atores está pronto para fazer o mapa conceitual. Nesta análise estatística estágio é utilizado, sendo os dois tipos, escalonamento multidimensional e análise de cluster. Usando o primeiro tipo de análise cada instrução é representado como um único ponto em separado no mapa. Neste caso, as instruções que são empilhados em conjunto por mais participantes são colocados mais próximos um do outro no sentido do mapa que a distância entre os pontos no mapa representa o grau de inter-relações entre as instruções. Na segunda análise, que é chamado de análise de cluster, os resultados são repartido em cluster ou grupos. Os conceitos que são agrupados em um cluster são os que estão fortemente interligados uns aos outros ou refletem idéias e conceitos semelhantes. A análise de cluster representa domínio conceitual!

* Os mapas são interpretados

Tal como o nome sugere, este passo envolve a leitura de mapas e listas. As listas e mapas que são interpretadas são:

Listas:

* Lista A Declaração

* A lista Cluster

Mapas

* Mapa O Ponto

* O Mapa de Classificação Ponto

* O Cluster Mapas

* O Mapa de Classificação Cluster

* Os mapas são utilizados

Neste passo, o grupo de partes utiliza os mapas para tratar a área que eles foram focando anteriormente. O mapa que foi criado é útil tanto na avaliação e planejamento. Ela ajuda no planejamento, mostrando o plano de acção, avaliação das necessidades, planejamento da estrutura do grupo ou o desenvolvimento do programa. Na segunda categoria, ele exibe a base de amostragem, medidas de desenvolvimento e / ou avaliação de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário